Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Novas submissões deverão ser realizadas pelo link https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/about/submissions
  • A IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA DO TRABALHO FOI REMOVIDA DO ARQUIVO e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista?
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O artigo contém título, resumo e palavras-chaves em língua portuguesa.
  • O artigo contém resumo, título e palavras-chave em língua inglesa.
  • Todos os autores devem estar cadastrados no ORCID e apresentar o número no campo correspondente no momento da submissão. Mais informações em: https://orcid.org/content/about-orcid?locale_v3=pt

Diretrizes para Autores

Novas submissões deverão ser realizadas pelo link https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/about/submissions

 

 

Instruções aos Autores

A publicação de toda e qualquer colaboração dependerá da observância das Normas Editoriais e da avaliação do Conselho Editorial, da Comissão da Revista e/ou assessores ad hoc, que podem, em concordância com as normas da revista, recusar a publicação ou sugerir modificações. Toda identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo, garantido desta forma o critério sigiloso da revista, quando submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Anônima por Pares.

Os conceitos emitidos nos trabalhos editados são de inteira responsabilidade dos autores.

Os textos serão publicados mediante cessão, pelos autores, de direito de publicação concedido à Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

7. A Revista privilegia os seguintes tipos de contribuições:

   7.1. Artigos: textos analíticos ou ensaios resultantes de estudos e pesquisas concernentes a temas de interesse para a R.IHGB. (até dez mil palavras).

   7.2. Comunicações: intervenções realizadas por sócios ou convidados nas sessões do IHGB (até quatro mil palavras).

   7.3. Notas de Pesquisa: relatos preliminares e resultados parciais de investigações em curso (até cinco mil palavras).

   7.4. Documentos: transcrição de fontes históricas, de preferência inéditas, preferencialmente com comentários (até dez mil palavras).

   7.5. Resenhas críticas ou balanços bibliográficos, (até duas mil palavras, sem necessidade de resumo e/ou abstract).

Normas Editoriais

• As contribuições deverão ser inéditas e de trabalhos originais do autor, não podendo ter sido publicadas integralmente ou em parte, tanto impressa ou eletronicamente, ou já submetidas a outras revistas. Os textos podem ser escritos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano.

• Exceto os trabalhos dirigidos à seção Resenhas ou Balanços Bibliográficos, os autores deverão, obrigatoriamente, apresentar títulos e resumos nos idiomas português e inglês, independentemente do idioma do texto original, e caso este não esteja em português ou inglês, acrescentar resumo na língua original, não podendo ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras, seguidas das palavras-chave, mínimo 3 (três) e máximo de 6 (seis), representativas do conteúdo do trabalho, também em português e inglês, e no idioma original, quando for o caso.

• Documentos enviados para publicação devem estar transcritos e assinalados o códice ou indicação arquivística equivalente de onde foram copiados, acompanhados de uma introdução explicativa.

• A Revista reserva-se a oportunidade de publicação de acordo com o seu cronograma ou interesse, notificando ao autor a sua aprovação ou a negativa para a publicação. Não serão devolvidos originais.

Apresentação dos Textos

• Os textos deverão ser apresentados em formato A4, margens 2,5cm, entrelinha de 1,5cm, fonte Times New Roman corpo 12, e numeração consecutiva. Deverá ser utilizado o editor de texto Microsoft Word ou compatível. Caso haja imagens, tabelas ou gráficos, deve haver a identificação no texto os locais das figuras ou outras formas de ilustração. As imagens deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato jpg e dimensionadas no formato de aproximadamente 5 x 5 cm..

• As traduções, de preferência inéditas, deverão estar acompanhadas de autorização do autor e do respectivo original do texto.

• Bibliografia deverá constar ao final do texto.

Faça a submissão no novo site

Solicitamos que as novas submissões sejam realizadas no novo site https://rihgb.emnuvens.com.br/revista/index

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.